Você está lendo:

VOCÊ SABE O QUE FAZ O CIRURGIÃO VASCULAR?

O Cirurgião Vascular atua nas doenças do sistema arterial, sistema venoso e sistema linfático.
O sistema arterial é formado pelas artérias, que são vasos sanguíneos responsáveis por levar o sangue do coração às diferentes partes do corpo. O sistema venoso, por sua vez, é formado pelas veias, ou seja, vasos sanguíneos que recolhem esse sangue e o trazem de volta ao coração. 

Já o sistema Linfático atua da seguinte forma: “o sangue vai até as extremidades através das artérias e retorna ao coração pelas veias. O líquido que sobrou, que não deu conta de retornar pelas veias, é chamado de linfa e vai acabar voltando pelo sistema linfático. Os vasos linfáticos são como “fios de cabelo”, vasos muito finos que recolhem esse líquido, trazendo-o de volta até a circulação venosa e descarregando-o no sistema, assim completando a circulação.”

O cirurgião vascular é o especialista que se ocupa no tratamento das doenças das artérias, veias e vasos linfáticos, buscando sempre disponibilizar tratamentos seguros, que sejam prescritos individualmente para o paciente, respeitando cada caso com suas peculiaridades.

Doenças arteriais como as tromboses (obstruções) agudas e crônicas das extremidades,  aneurismas (dilatações), pés diabéticos e doenças das carótidas.

Doenças venosas como as tromboses venosas profundas e superficiais (tromboflebites), varizes dos membros inferiores e também as varizes ao redor do útero, trompas e ovários, que são as varizes pélvicas.

Dentre as doenças do sistema linfático, destacam-se o  linfedema (inchaços crônicos devido a sua obstrução), linfangites e erisipelas.

Além do tratamento, o Cirurgião Vascular também atua na prevenção das doenças, fazendo consultas e check-ups vasculares regularmente. Em relação ao diagnóstico, são utilizados exames como o Ecodoppler dos membros inferiores e abdômenEcodoppler de Carotidas e Vertebrais, e também as arteriografias.  

  • Tratamentos clínicos com medicamentos e dispositivos compressivos como meias elásticas e ataduras.
  • Procedimentos cirúrgicos como as cirurgias abertas(com incisões maiores) e as cirurgias minimamente invasivas (endovasculares, que através de introdutores, cateteres e fios guia, é possível navegar por dentro da circulação e assim reconstruí-la);
  • Na doença venosa existem muitas opções de tratamentos. E, além de tratarmos a doença especificadamente também nos preocupamos com a parte estética.
    No caso das varizes, temos:
    – Cirurgia convencional.
    -Técnicas minimamente invasivas como o Laser e a Radiofrequência.
    – Laser transdérmico,  tanto nos vasos dos membros inferiores quanto nos da face. 
    – Escleroterapia líquida e Escleroterapia com Espuma (injeção de medicamento em forma de líquido ou de espuma dentro das veias doentes).

    LEMBRE-SE: Quando for em busca de algum tipo de tratamento envolvendo a circulação, não deixe de verificar se o profissional que você escolheu é realmente especialista no assunto. Desta forma você realizará um tratamento com a maior segurança possível e assim aumentando as chances de suas expectativas serem alcançadas.

Para saber mais, confira o vídeo abaixo.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *