Você está lendo:

VARIZES INTERNAS E A DOR NAS PERNAS – O QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Você tem dor nas pernas que parece piorar no final do dia? Sente suas pernas cansadas, pesadas e ou até mesmo inchadas? E o mais curioso é que você não enxerga varizes visíveis. No entanto, alguém lhe disse que talvez você tenha “varizes internas”. Será que isso é real? Neste blog, vamos explorar o conceito de varizes internas, entender a verdade por trás desse termo e descobrir como lidar com a dor nas pernas.

As varizes são veias dilatadas e tortuosas que não estão realizando sua função de retorno sanguíneo adequadamente. Isso ocorre quando as válvulas dentro das veias não estão funcionando como deveriam. As válvulas são responsáveis por garantir que o sangue flua na direção certa – de baixo para cima, em direção ao coração. Quando essas válvulas estão danificadas, o sangue pode fluir no sentido errado, causando dilatação e tortuosidade nas veias, o que chamamos de varizes.

Nosso sistema venoso nos membros é dividido em veias superficiais e profundas. As varizes afetam o sistema venoso superficial, que está mais próximo da superfície da pele. Nos membros inferiores sistema venoso profundo é responsável por cerca de 80 a 90% do retorno sanguíneo e o sistema superficial contribui com os 10 a 20% restantes.

O termo “varizes internas” apesar de popular entre as pessoas, não é uma terminologia médica oficial. Nós vasculares utilizamos os termos “sistema superficial” e “sistema profundo” para descrever as veias e seus acometimentos. No entanto, para explicar algumas dores nas pernas que não são acompanhadas de varizes aparentes, o termo “varizes internas” surgiu como uma forma de comunicar a possibilidade de veias doentes, que apesar de estarem no sistema superficial, acabam não sendo visíveis.

Dito isso, se você está sofrendo de dor nas pernas e acredita que pode ter varizes internas, é importante procurar um médico especialista, como um cirurgião vascular. Através de um exame físico detalhado e se necessário, do exame de ultrassom chamado Eco Doppler venoso, você terá um diagnóstico completo. As causas de dores nas pernas são muitas e somente com um avaliação individualizada o profissional poderá estabelecer um  diagnóstico e tratamento correto.

Se você gostou deste blog, deixe o seu comentário e não deixe de compartilhar com as outras pessoas! 

Além, é claro, de assistir ao nosso vídeo que está logo aqui abaixo e ficar ainda mais por dentro desse assunto.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *