Você está lendo:

Varicorragia: o que fazer se as varizes romperem e sangrarem?

As varizes, que são veias dilatadas, alongadas e tortuosas, são muitas vezes responsáveis por causar incômodo estético em diversas pessoas, fazendo-as sentir vergonha ao usar roupas curtas e as levando a uma piora da autoestima. Apesar de entendermos que uma das indicações do tratamento é pelo incômodo estético, também temos que levar em conta que as varizes podem trazer consequências catastróficas.

Existem muitos relatos de pessoas que acabaram perfurando suas varizes tendo como consequência sangramentos importantes , o que é chamado de VARICORRAGIA!

Nessas situações o desespero toma conta e muitas pessoas não sabem quais atitudes tomar. Por esse motivo abordarei neste blog 4 passos simples que você deve  fazer caso isso ocorra com você ou se você presenciar alguma cena assim.

As varizes são veias doentes que não exercem a sua função adequadamente, ou seja, não levam o sangue de volta ao coração de forma correta. Devido a isso, o sangue dentro delas(varizes) exerce uma  força nas suas paredes muito mais intensa do que deveria ser, se essas veias estivessem funcionando normalmente. Isso gera uma hipertensão venosa crônica e favorece a ocorrência de vários problemas circulatórios, como por exemplo, a perfuração de uma variz. Em muitos casos a pressão do sangue é tão intensa dentro da veia, que pode jorrar o sangue cerca de 30 a 40 cm de distância do corpo.

Esse rompimento é mais frequente em idosos, pois,  além de terem mais varizes em decorrência da idade, a sua pele também tende a ser mais fina e ressecada, facilitando assim a ruptura.

Na maioria dos casos de varicorragia, o acidente ocorre em situações cotidianas como ao passar a esponja sobre o local na hora do banho ou o simples fato de coçar ou esbarrar em algum objeto.

Então vamos para o ponto principal: O que fazer se eu perfurar uma variz, ou presenciar essa situação? 

Primeiro passo: Colocar o dedo em cima do local de sangramento por aproximadamente 10 minutos. Geralmente o orifício é muito pequeno e somente com um dedo você já vai conseguir realizar a compressão de forma eficiente.

Segundo passo: Ainda mantendo a compressão no local, eleve a perna acima do nível do coração, se possível, e chame por ajuda.

Terceiro passo: Após passarem os 10 minutos, o seu corpo naturalmente acionou o seu sistema de  coagulação e estancou o sangramento. Então, você vai fazer um curativo com gaze ou tecido(o que você tiver a mão) e fazer um enfaixando com uma atadura ou pano que esteja higienizado.

ATENÇÃO: Cuidado para não fazer garrote, apenas enfaixar um pouco mais apertado.

Quarto passo: Deixe a perna mais elevada nas primeiras horas, sem fazer atividades extenuantes, assim evitando outro sangramento.

Nesse momento você saiu da urgência, ou seja, o sangue está estancado. Agora com calma você vai procurar ajuda médica. 

E o que fazer para prevenir que esse episódio ocorra?

Hidratar a pele, consumindo em média 2,5 litros de água por dia, além de passar cremes hidratantes para evitar os ressecamentos de pele que facilitam as lesões.

Cuidar das pernas quando estiver exposto a ambientes que tenham riscos de machucar as varizes. Importante o uso da meia compressiva quando indicado.

Procurar um Cirurgião Vascular e tratar as suas varizes antes de ocorrerem maiores complicações.

Atualmente, existem vários tratamentos modernos que tratam as suas varizes de forma minimamente invasiva, sem repouso e sem necessidade de internação.

Se você está sofrendo com isso, não deixe de procurar ajuda.

E se você gostou desse blog, compartilhe com outras pessoas e deixe seu comentário!

Além, é claro de assistir o nosso vídeo que está aqui logo abaixo e ficar ainda mais por dentro desse assunto.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *