Você está lendo:

TROMBOSE VENOSA SUPERFICIAL: O QUE É, RISCOS E COMO PREVENIR!

Muitas pessoas já ouviram falar sobre trombose, mas poucas realmente sabem o que é isso e quais os riscos que a trombose pode trazer. Neste artigo, vamos falar sobre um tipo específico: a trombose venosa superficial, seus sinais de alerta, causas e as medidas que podem ser tomadas para preveni-la.

O que é Trombose Venosa Superficial (TVS)?

A trombose venosa é a formação de um coágulo de sangue dentro de uma veia ou artéria. No caso da trombose venosa superficial, também conhecida como tromboflebite, o coágulo se forma em uma veia superficial, que pode estar localizada em diferentes partes do corpo, como face, pescoço, tronco ou membros, sendo mais comum nos membros inferiores.

Sinais que podem indicar que você está tendo uma TVS

Para identificar uma trombose venosa superficial, fique atento aos seguintes sinais:

  • Sensação de um “cordão endurecido”, doloroso, em algum local do corpo, logo abaixo da pele.
  • Vermelhidão e calor no local afetado.
  • Pode vir associado a inchaço local.
  • Se aparecer inchaço em todo membro afetado ou se tiver falta de ar associada ao caroço endurecido, isso é um sinal de alerta máximo que indica que você deve procurar ajuda médica imediatamente. 

Causas da Trombose Venosa Superficial

A trombose pode ocorrer por diversos fatores:

  • Estase sanguínea: quando o sangue circula em baixa velocidade, ou seja,  “fica parado” , como nas varizes ou em viagens prolongadas.
  • Lesão da parede do vaso: pode ocorrer devido a traumas como batidas, cirurgias ou acessos venosos.
  • Estado de hipercoagulabilidade: situações em que o sangue é mais suscetível a formar trombos, como em trombofilias genéticas ou adquiridas, ou ainda em doenças autoimunes ou câncer.

Embora muitas vezes considerada menos perigosa do que a trombose venosa profunda, a trombose superficial pode evoluir para um quadro mais sério. Cerca de 25% dos pacientes que têm uma trombose superficial também apresentam trombos nas veias profundas ou no pulmão. Isso pode resultar em complicações graves, que em casos extremos, podem levar ao óbito.

Tratamento da Trombose Venosa Superficial

O tratamento tem três objetivos principais:

  1. Aliviar os sintomas, como dor e desconforto.
  2. Prevenir a progressão do trombo para o sistema venoso profundo.
  3. Identificar e tratar a causa para evitar recorrências.

O tratamento pode incluir medicamentos anticoagulantes, dependendo da extensão do trombo. Em alguns casos, o uso de anticoagulantes pode não ser necessário, mas a avaliação médica é fundamental para determinar o melhor caminho.

Dicas para Prevenir as complicações da Trombose Venosa Superficial

  • Identificar os sintomas: caroço endurecido, pele vermelha, quente e dolorosa podem ser sinais de trombose venosa superficial.
  • Procurar ajuda médica rapidamente: ao notar os sinais, um médico poderá diagnosticar e iniciar o tratamento adequado.
  • Adotar hábitos saudáveis: praticar atividade física regularmente, beber água em quantidades adequadas (1 litro para cada 25 kg de peso), evitar longos períodos sentado ou em pé, sem movimentação. Fazer pequenos intervalos para caminhar durante o trabalho, especialmente em atividades sedentárias, ou usar meias elásticas compressivas pode ser útil.

Se você gostou deste blog, deixe o seu comentário e não deixe de compartilhar com as outras pessoas! 

Além, é claro, de assistir ao nosso vídeo que está logo aqui abaixo para ficar ainda mais por dentro desse assunto.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *