Você está lendo:

TROMBOFLEBITE: SERÁ QUE PODE SER PERIGOSA?

Você já sentiu dor na perna associada a um caroço endurecido no local  com vermelhidão e calor?

Então, essa condição pode ter diferentes causas, como uma picada de inseto, um processo inflamatório por alguma batida ou machucado, ou até mesmo um eritema nodoso.

Mas isso também pode ser um problema sério de circulação, como uma trombose venosa superficial ou , como também é conhecida, uma tromboflebite.

Uma trombose venosa superficial é a formação de um trombo, coágulo de sangue, dentro de uma veia superficial do corpo. Esse coágulo gera um processo inflamatório no local, resultando em dor, calor, vermelhidão e muitas vezes formando um cordão fibroso(endurecido) logo abaixo da pele.

E o que é relevante perante isso?

É importante sabermos que, quando existe uma tromboflebite, entre 10% a 40% das pessoas podem ter uma trombose venosa profunda associada. E essa condição é mais grave, pois o trombo tende a ser maior e pode se deslocar, indo até o coração e posteriormente  ao pulmão. Neste caso, temos o temido tromboembolismo pulmonar, que leva o paciente a um risco iminente de morte.

Além disso, segundo vários estudos, em até 33% dos casos a própria trombose venosa superficial pode liberar pequenos coágulos de sangue que vão até o pulmão e causam uma embolia pulmonar. Na maioria das vezes sem sintomas e sem maiores repercussões, porém que devem ser levadas a sério pelo potencial risco de complicações maiores. 

Mas como isso acontece?

Na circulação do corpo, existem veias superficiais e veias profundas. Na perna, por exemplo, existe um sistema superficial e um sistema de veias profundas. A maior parte do sangue retorna pelo sistema profundo, enquanto uma pequena parte, cerca de 10% do sangue, retorna pelas veias superficiais.

Quando você tem uma trombose venosa superficial, o trombo é formado em uma veia superficial, que é mais fina e menos calibrosa que as veias do sistema profundo. Porém, os 2 sistemas se comunicam, e é possível que um trombo menor do sistema superficial progrida e atinja o sistema venoso profunda, levando a uma trombose venosa profunda.

Por isso, não significa que a trombose venosa superficial não seja perigosa.

Na verdade, ela pode ser um sinal de alerta para a possibilidade de uma trombose venosa profunda. 

Então, se você está com dor na perna, caroço endurecido no local, calor e vermelhidão, procure um especialista vascular o quanto antes. Ele poderá avaliar seu caso, fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento para sua condição.

Não deixe de cuidar da sua saúde, a prevenção sempre é o melhor remédio!

Se você gostou deste blog, deixe o seu comentário e não deixe de compartilhar com as outras pessoas! 

Além, é claro, de assistir ao nosso vídeo que está logo aqui abaixo e ficar ainda mais por dentro desse assunto.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *