Você já parou para pensar quantos corações temos? Provavelmente você respondeu que apenas um, certo? Mas e se eu te dissesse que existe um segundo coração em nosso corpo que é tão importante quanto o primeiro? Pois é, esse coração acessório é a bomba da panturrilha e é fundamental para o bom funcionamento da nossa circulação sanguínea.
A bomba da panturrilha é responsável por ajudar no retorno do sangue das nossas pernas até o coração. E é por isso que é tão importante que ela esteja funcionando corretamente. Quando o coração bate, ele manda sangue oxigenado para todo o nosso corpo através das artérias. Quando esse sangue chega até as extremidades, como as pernas e os pés, ele precisa retornar ao coração, para ir ao pulmão, ser oxigenado, e retornar novamente a todo o corpo.
Mas como é possível o sangue retornar dos pés para o coração, já que ele precisa vencer a gravidade para chegar até lá?
É aí que entra a bomba da panturrilha. Ela é formada por músculos que, quando se contraem, impulsionam o sangue em direção ao coração. Além disso, as veias (que são vasos que levam o sangue de volta ao coração) possuem válvulas no seu interior, que se abrem para permitir que o sangue suba em direção ao coração e se fecham para evitar que o sangue volte ao pés dentro dessa vaso. Assim, a bomba da panturrilha ajuda a comprimir as veias e a empurrar o sangue de volta para o coração, facilitando o trabalho do coração e evitando problemas de má circulação.
Mas e como saber se as minhas veias estão funcionando corretamente?
Através de um exame chamado Eco Doppler venoso, é possível verificar a anatomia venosa e seu fluxo sanguíneo. É importante lembrar que problemas de circulação podem causar dor, inchaço até mesmo ser a causa de feridas em suas pernas.
Portanto, é fundamental cuidar da saúde da nossa circulação e garantir que a bomba da panturrilha esteja funcionando corretamente.
Além de fazer o exame de Eco Doppler, se indicado pelo seu médico, é importante praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável e evitar o sedentarismo.
E lembre-se: a bomba da panturrilha é o nosso segundo coração e merece toda a atenção e cuidado!
Se você gostou deste blog, deixe o seu comentário e não deixe de compartilhar com as outras pessoas!
Além, é claro, de assistir ao nosso vídeo que está logo aqui abaixo e ficar ainda mais por dentro desse assunto.