Você está lendo:

TENHO VARIZES, POSSO FAZER MUSCULAÇÃO?

Cada vez mais a atividade física está se fazendo presente na vida das pessoas por conta dos inúmeros benefícios que a mesma proporciona. E, dentre essas atividades, a musculação é uma modalidade que possui muitos adeptos.

Apesar de grandes benefícios como: promover o desenvolvimento dos músculos, melhorar o condicionamento físico, acelerar o metabolismo e diminuir a gordura acumulada no corpo, muitas pessoas ainda são resistentes em praticar a musculação por conta das suas varizes. Pois muitos acreditam que fazer musculação pode piorá-las. E será que isso realmente é verdadeiro.

Antes de explicar isso a você, devemos primeiramente entender como funciona a nossa circulação.

Nós como mamíferos bípedes, que andam sobre duas pernas, temos um aumento da pressão dentro das veias da perna quando estamos em repouso, devido a ação da gravidade. Então, o sangue que desce para as pernas através das artérias precisa fazer um esforço enorme para retornar ao coração através das veias.  

Na imagem ao lado, pode-se observar o retorno do sangue realizado por uma veia saudável(à direita)e o retorno do sangue em uma veia doente, ou seja, pela variz(à esquerda da imagem). 

Uma das responsáveis por ajudar que a veia realize o seu trabalho adequadamente é a musculatura da panturrilha. Os músculos da panturrilha ao se contraírem e relaxarem durante uma caminhada, atuam como o nosso segundo coração, bombeando o sangue através das veias de volta para cima.  Quando esse musculo está enfraquecido, ele não consegue realizar o processo eficientemente. 

Agora que você já entendeu o funcionamento da circulação, vamos a um comentário que recebo com certa frequência em meu consultório:

“Doutor, eu comecei a fazer academia e as minhas pernas encheram de vasinhos e veias aparentes… ”

Primeiramente precisamos compreender que muitas vezes você pode sim estar tendo essa sensação de piora do aspecto da tua circulação e por isso eu explicarei algumas possibilidades que podem estar causando essa confusão:

Primeira possibilidade:

Caso você já tenha varizes, elas podem ficar mais aparentes devido a um aumento da circulação ocasionada pela atividade física. Como os músculos em movimento exigem uma maior oxigenação, mais sangue precisa passar por ali. E se existirem algumas veias doentes, estas sofrerão uma dilatação maior, momentaneamente, devido a essa demanda aumentada. Isso não quer dizer que tenham surgido varizes. Elas apenas ficaram mais aparentes devido a isso.

Segunda possibilidade:

Quando você pratica atividade física regularmente por um período maior(alguns meses), você diminui a gordura do seu corpo. Isso vai deixar suas varizes que estavam ”camufladas por essa gordura” em evidência.  Porém, são as mesmas que sempre estiveram ali. Portanto, elas não foram causadas pelo exercício.

Além disso, e como terceira possibilidade de confusão, existem as  veias mais proeminentes em atletas, que muitas vezes são confundidas com varizes. O que ocorre é: devido ao fato dos atletas terem baixa quantidade de gordura subcutânea, abaixo da pele, as suas veias se tornam mais aparentes. Isso não quer dizer que necessariamente suas veias sejam doentes. Elas apenas estão mais evidenciadas pela baixa de gordura corporal do atleta. 

Também vale comentar, que o fato de ser atleta não é sinônimo de ausência de varizes, pois a sua principal associação é a predisposição genética.

Concluíndo o assunto, afinal , a musculação interfere ou não na piora e no surgimento de varizes? 

A musculação NÃO piora e tampouco faz surgir varizes.

Muito pelo contrário, para ter sua circulação funcionando adequadamente, evitando sofrimento com os sintomas que as varizes podem causar, realize exercícios de musculação que provoquem o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores. Especialmente os da musculatura da panturrilha, para assim eles terem uma maior tonicidade e desempenharem com alta eficácia a sua função. 

Além da musculação melhorar a sua circulação, os exercícios físicos como um todo fazem muito bem para a nossa saúde. Eles nos deixam mais dispostos, aumentam a nossa longevidade e tem efeito desestressante, pois liberam em nossa corrente sanguínea neuro-hormônios, como a endorfina, uma das responsáveis pela sensação de bem estar.

Agora que você leu este conteúdo, caso você tenha varizes e não está praticando atividade física devido a isso, não tem mais desculpas. A minha sugestão é que, a partir desse momento, você comece a implementar esse hábito na sua rotina diária. 

No caso de você já estar sofrendo com os sintomas das varizes, procure um médico vascular, porque apesar da atividade física ser altamente benéfica para “frear” a progressão da sua doença, as varizes já existentes não irão desaparecer sem um tratamento específico.

E não esqueça de respeitar os limites do seu corpo. Pois até mesmo ás atividades físicas realizadas em excesso podem ser prejudiciais.

 

Se você gostou deste blog, deixe o seu comentário e não deixe de compartilhar com as outras pessoas! 

Além, é claro, de assistir ao nosso vídeo que está logo aqui abaixo e ficar ainda mais por dentro desse assunto.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *