Você está lendo:

Qual é a melhor estação climática para tratar os meus vasinhos?

O verão está chegando e as mulheres (mas não somente elas, os homens também) correm ao consultório em busca de um tratamento para suas varizes e vasinhos.

Como nessa estação do ano ocorre uma maior exposição das pernas, é muito comum aquele sentimento constrangedor de não poder usar uma bermuda, saia ou até mesmo biquíni por não se sentir bem com seu próprio corpo.

E aí surge aquela pergunta, qual é a melhor estação climática para tratar os meus vasinhos?

Parece uma pergunta simples, porém alguns detalhes precisamos destacar:

▶ Primeiro ponto – os vasinhos, que são as telangiectasias, juntamente com as veias reticulares, são a classe 1 da doença chamada insuficiência venosa crônica, classificação que vai de zero até seis. O zero representa a ausência de doença e o seis é o estágio mais avançado, com presença de úlceras(feridas) na perna, causadas pela “má” circulação.

E sendo uma doença, precisamos fazer uma boa avaliação individual (personalizada) para saber qual a quantidade e o seu grau. Será que são telangiectasias (vasinhos) simples? Será que são complexas? Será que tem uma microvariz nutridora desses vasinhos? Será que não são varizes propriamente ditas?

Baseados em tudo isso é que poderemos estabelecer a previsão de tempo e tipo de tratamento adequado para sua doença.

▶ Segundo ponto – quando tratamos as veias doentes, causamos um processo inflamatório local (espécie de vermelhidão) e também alguns pequenos hematomas ao redor da região tratada.  Esse local não deve ser exposto aos raios ultravioletas por cerca de 2 a 3 semanas, devido ao risco de haver uma hiperpigmentação local com esta exposição solar. Ou seja, o paciente não poderá tomar banhos de sol durante esse período.

▶ Terceiro ponto – quando optamos pela técnica do Laser transdérmico, a pele do paciente que será submetido a esse procedimento não pode estar bronzeada, pois, a melanina,  substância que dá cor à pele e está aumentada em pessoas negras ou com bronzeamento intenso, compete com o vaso sanguíneo exposto ao laser.

E com isso podem surgir algumas manchas hipocrômicas (mais claras) após o uso desta técnica. Portanto, pacientes com pele negra ou com bronzeamento intenso não são bons candidatos ao tratamento com o laser transdérmico.




▶ Quarto ponto – na quase totalidade dos tratamentos de varizes fazemos de rotina o uso das meias elásticas no pós-operatório. Entretanto, algumas pessoas acham desconfortável utilizá-las em períodos mais quentes.

Apesar de todas essas considerações. 

O que entendemos é que em estações mais amenas como no outono e no inverno talvez seja mais confortável tratar suas varizes. Mas, se você fizer um planejamento conforme suas necessidades, nada impede que o tratamento seja realizado em qualquer estação do ano. Sempre com suas devidas precauções, é claro.

Para saber mais, acesse o vídeo a seguir.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *