Você está lendo:

PÍLULA DO DIA SEGUINTE, CAUSA TROMBOSE?

As mulheres estão cada vez mais independentes e ativas em nossa sociedade. Aquele tempo em que elas tinham inúmeros filhos e não havia controle sobre a hora que gostariam de engravidar já não é mais nossa realidade. Hoje as mulheres têm disponíveis diversas formas de evitar uma gravidez indesejada. Neste blog, vamos falar especificamente da pílula do dia seguinte e dos impactos que ela pode causar na saúde e na vida das mulheres. Dando ênfase a uma pergunta muito interessante: É verdade que a pílula do dia seguinte pode causar a tão temida trombose?

Então, primeiramente…. 

O QUE É TROMBOSE?

Trombose é a formação de um coágulo sanguíneo(trombo) no interior de uma veia causando a sua oclusão. O mais comum é que isso ocorra nos membros inferiores, ou seja, nas pernas, mas pode ocorrer também em outras partes do corpo. Essa doença pode se manifestar com sintomas como: dor, inchaço, vermelhidão e calor no membro afetado. Essa condição pode acontecer por diversos fatores, como fator genético, tabagismo, viagens longas, uso de hormônios, entre outros.

Citando os hormônios, o foco neste blog será o uso da pílula do dia seguinte.  Este medicamento contém uma alta dosagem hormonal e é utilizada para evitar uma gestação quando: a paciente esqueceu de tomar o anticoncepcional, teve uma relação sexual desprotegida, houve falha do preservativo ou até mesmo em casos de violência sexual. Sabemos que este medicamento ficou conhecido popularmente como pílula do dia seguinte. Apesar deste nome, não é necessário esperar tanto para ingerir o medicamento caso seja necessário. O ideal é que ele seja administrado o mais breve possível ao término do ato sexual, assim a sua eficácia será maior.

Como os anticoncepcionais que são ingeridos diariamente, a pílula o dia seguinte também é um medicamento e precisa de orientação médica para consumo. Apesar de ser muito comum a sua utilização sem nenhuma orientação ou receita médica, ela pode trazer sérios problemas à saúde se usada de maneira errada, ou seja, indiscriminadamente.

Você pode encontrar basicamente dois tipos de pílulas anticoncepcionais nas farmácias: a que é composta apenas pelo hormônio progesterona, e outra que combina a progesterona com o estrogênio. A concentração hormonal é muito grande, equivalente a meia cartela do anticoncepcional normal, geralmente apresentada em dose única ou em dois comprimidos tomados em um curto prazo. 

Agora muita atenção! Este não é um medicamento de uso cotidiano! E o seu uso em excesso pode acarretar problemas sérios para a sua saúde. A pílula do dia seguinte sendo consumida de forma adequada ainda sim tem os seus efeitos colaterais, como náusea, diarréia e dor de cabeça. Quando consumida de forma inadequada pode perder a sua eficácia ao longo do tempo, e também bagunçar todo o ciclo menstrual da mulher.

Mas, afinal…

PÍLULA DO DIA SEGUINTE CAUSA TROMBOSE?

A pílula do dia seguinte disponível no Brasil consiste apenas em progesterona e NÃO causa riscos para desenvolvimento de uma trombose.  Até mesmo pacientes que já tenham histórico de trombose podem tomar. Mas muito cuidado ao ingerir a pílula que tem em sua composição hormônios combinados, nesse caso, há sim risco de desenvolver uma trombose.

Importante lembrar que como é um medicamento, deve-se consultar com o seu médico para orientações. Além disso: 

A pílula não vai te proteger de ISTS (Infecções Sexualmente Transmissíveis), por isso é muito importante o uso da camisinha, principalmente se você não tiver um parceiro fixo.

Finalizando, a dica que eu deixo aqui para você é: se houver a necessidade do uso da pílula do dia seguinte de maneira frequente, consulte seu ginecologista para juntos definirem qual será a opção mais segura no seu caso! 

Se você gostou deste blog, compartilhe com as outras pessoas e deixe o seu comentário! 

Além, é claro, de assistir ao nosso vídeo que está logo aqui abaixo e ficar ainda mais por dentro desse assunto.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *