Novembro é um mês em que nos voltamos para prevenção e conscientização sobre doenças que acometem os homens. As varizes, por exemplo, ocorrem também no público masculino e apesar disso, geralmente, eles não buscam tratamento precoce por não terem a preocupação estética que as mulheres têm. Em média, um em cada cinco homens sofre do problema, principalmente a partir dos 30 anos.
Varizes são aquelas veias dilatadas e tortuosas que não desempenham sua função corretamente, ou seja, não trazem adequadamente o sangue de volta ao coração. Elas podem ocorrer em diferentes partes do corpo, como no abdômen, braços e ao redor do útero. Porém acometem principalmente os membros inferiores (coxas, pernas e pés).
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, 30% dos homens sofrem com as varizes. Por ser um percentual baixo, muitos adiam a consulta por achar que não é nada demais. E somente quando sentem dor, inchaço ou percebem manchas marrons nas pernas resolvem dar atenção ao problema. Por isso deve estar sempre atento, pois um diagnóstico tardio na grande maioria pode se agravar causando úlceras e trombose.
EXISTE DIFERENÇA NAS VARIZES FEMININAS PARA AS MASCULINAS?
Homens tendem procurar ajuda mais tarde, primeiramente porque os pelos acabam encobrindo o início do problema e em segundo lugar por preconceito da sociedade, que taxa as varizes como doença de mulher.
Mas as varizes podem atingir qualquer pessoa, seja homem ou mulher. O que diferencia são alguns fatores que podem favorecer o aparecimento ou piora da doença, como:
- Nas mulheres a questão hormonal/ uso de anticoncepcional
- Idade avançada
- Obesidade e sedentarismo
- Tabagismo
- Gravidez
- Hereditariedade, este é um dos fatores que mais influenciam no surgimento de varizes.
QUAL O TRATAMENTO IDEAL PARA AS VARIZES:
Primeiro é importante ter em mente que independente do gênero, cada pessoa é única em suas particularidades e precisa de uma avaliação adequada e tratamento personalizado; O tratamento que funciona para um, pode não ser bom para o outro. Existem várias opções, tanto para homens quanto para mulheres, dentre eles:
🔸 Crioescleroterapia;
🔹 Cirurgia e microcirurgia de varizes;
🔸 Escleroterapia liquida;
🔹 Laser transdérmico;
🔸 Laser ou Radiofrequência (técnicas endovenosas);
🔹 Escleroterapia com espuma;
Consulte um Cirurgião Vascular, após uma avaliação detalhada vocês definiram a melhor forma de tratamento e como será realizado. Lembre-se a prevenção é sempre o melhor caminho, não tenha vergonha de procurar ajuda, se a doença for diagnosticada no início o tratamento será mais simples e a sua saúde agradecerá!