Você está lendo:

Hibisco: o chá que desincha e emagrece?

Pessoas vem ao meu consultório todos os dias reclamar sobre inchaço no corpo, principalmente nas pernas. As mesmas relatam que gostariam muito de algo para ajudar a desinchar e melhorar a sua qualidade de vida. De acordo com isso, esse inchaço pode ter diversas causas na área vascular, como por exemplo:

  • Insuficiência venosa crônica – veias não funcionam adequadamente.
  • Linfedema – acúmulo de linfa nos tecidos, quando os vasos linfáticos sofrem lesão ou obstrução.
  • Lipedema – deposição anormal de gordura principalmente em membros inferiores. 

Devido ao inchaço, muitos pacientes costumam apelar para medicamentos que tem efeito diurético, drenagens linfáticas manuais, realizadas por meio de massagens, e até mesmo chás que dizem ter efeito de desinchar o organismo.

Com muitos questionamentos vindo a tona sobre produtos naturais e a relação deles com nosso organismo, eu fiz este blog. Aqui vou contar a você tudo sobre o chá de hibisco, cujo nome científico é Hibiscus Saddariffa, o qual possui muitas propriedades benéficas para a saúde e que promete desinchar o organismo.

COMO FUNCIONA NOSSA CIRCULAÇÃO?

Antes de falarmos sobre a atuação do Hibisco no nosso corpo, você precisa entender como a nossa circulação funciona. O nosso coração atua como uma bomba que mantém o sangue circulando pelo nosso organismo.  O sangue vai do coração até as extremidades pelas artérias e retorna para o coração através das veias, sendo o nosso principal sistema circulatório.

Temos também um sistema adicional, mais superficial, chamado de sistema linfático. Ele é composto por vasos bem fininhos, como se fossem “fios de cabelo”, que levam o líquido excedente entre os tecidos do corpo de volta à circulação venosa e por consequência para o coração.

Quando há presença de edema(inchaço) significa que a causa deste acúmulo de líquidos entres os tecidos pode estar relacionado com o sistema circulatório(venoso ou linfático), doença sistêmica (cardíaca, renal, tireoidiana entre outras) ou até mesmo um desequilíbrio do corpo (inflamação crônica).

Por esse motivo, é sempre importante buscar ajuda médica quando você perceber que o seu corpo não está executando as devidas funções corretamente. 

Dito tudo isso, devemos também salientar que, na maioria dos casos, nossos hábitos alimentares estão totalmente desregrados, e é exatamente isso que pode estar causando todas esses alterações na nossa saúde.

Conforme a famosa frase do filósofo grego Hipócrates, considerado o pai da medicina,  “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”, está mais que na hora de darmos atenção aos alimentos consumidos por nós. Então, entra a importância de falarmos um pouco sobre o consumo de algumas plantas presentes na nossa natureza.

CONHEÇA MAIS SOBRE O HIBISCO…

O hibisco é uma planta da família Malvaceae, a qual existem várias espécies na natureza.  A que mais encontramos nos estudos e também mais consumida é a variedade hibiscus sabdariffa. Essa variedade é segura para o consumo, porém existem outras espécies que podem trazer malefícios para a saúde e não devem ser consumidas.

Agora vamos falar sobre o chá do hibisco (infusão do hibiscus sabdariffa) e quais suas vantagens para o consumo humano. Existem muitos estudos realizados em torno desta planta e já foi confirmado os inúmeros benefícios que ela proporciona para a saúde:

  • Possui ação antioxidante
  • Funciona como diurético
  • Auxilia no controle da pressão arterial
  • Funciona como regulador de colesterol, diminuindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom
  • Diminui os níveis de triglicerídeos 
  • Tem efeito vasodilatador
  • Auxilia na perda de peso e medidas.

Sendo assim, ao consumir este chá regularmente você poderá notar algumas mudanças em seu organismo.

O hibisco possui como uma de suas características a ação diurética. Como isso acontece?

Ele atua diretamente no hormônio aldosterona. Este hormônio é produzido pelo nosso corpo controlando a quantidade de sódio presente no nosso organismo. O sódio sempre está ligado à água e, quando retemos sódio em excesso, temos como consequência o inchaço. Compostos do hibisco bloqueiam parcialmente a ação da aldosterona e assim impedindo que tenhamos uma quantidade exagerada de sódio. Desta forma o chá de hibisco age desinchando nosso corpo.

Alguns estudos demonstram que o chá de hibisco é capaz de reduzir a adipogênese, que consiste na maturação celular na qual as células pré-adipócitos se convertem em adipócitos maduros, capazes de acumular gordura no organismo humano. Este é o mecaninsmo sugerido capaz de auxiliar no emagrecimento.

É importante alertar você que, assim como medicamentos, os chás não devem ser consumidos desenfreadamente, pois se consumidos de maneira errada ou em excesso podem causar males à sua saúde.

Está muito na moda o consumo do chá de hibisco, porém vale lembrar que nem todas as pessoas podem ingerir esta bebida. Um bom exemplo de contra-indicação são as grávidas e os pacientes que sofrem com hipotensão (pressão baixa).

Dito tudo isso,  não é simplesmente sair tomando litros de chá de hibisco esperando que ele faça mágica para você desinchar ou emagrecer de maneira repentina. Ele pode ser sim um grande aliado das pessoas que sofrem com inchaço, podendo também auxiliar no emagrecimento e perda de medidas, principalmente abdominais. Mas ele por si só,  não fará milagres! 

A dica que eu deixo para você hoje é: mantenha uma alimentação equilibrada, pratique atividades físicas e abandone hábitos nocivos a sua saúde, como fumar ou ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

E, quanto ao chá de hibisco, você pode sim fazer o uso, desde que não cometa excessos.

Uma dose adequada para o seu consumo é cerca de 2 a 3 xícaras ao dia. Assim você estará consumindo de forma adequada e cuidando da sua saúde!

Se você gostou deste blog, compartilhe com outras pessoas e deixe aqui o seu comentário!

Além é claro de assistir o nosso vídeo que está aqui logo abaixo e ficar ainda mais por dentro desse assunto!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *