Você está lendo:

Escleroterapia: Os vasinhos somem na hora?

Ter autoestima não é ser dependente de elogios das outras pessoas, e sim ser confiante e se sentir bem” – Tatyane Alves. E você, está se sentindo bem?

As telangiectasias, ou seja, aqueles indesejados vasinhos que se fazem presente no corpo, principalmente nas pernas e faces das mulheres e homens, são os responsáveis por atrapalhar a autoestima e qualidade de vida de ambos os sexos. Consequentemente, a maioria procuram por algum especialista para tratá-las e melhorar a sua imagem, como também, a sua saúde vascular. E uma das perguntas frequentes na avaliação é: “Os meus vasinhos vão sumir na hora do tratamento?”

Inicialmente, vamos abordar sobre a  raiz desse problema, para que você leitor entenda de uma forma mais clara e objetiva.

Varizes são aquelas veias dilatadas e tortuosas que não desempenham sua função corretamente, ou seja, não trazem adequadamente o sangue de volta ao coração. Elas podem ocorrer em diferentes partes do corpo, como no abdômen, braços e ao redor do útero. Porém acometem principalmente os membros inferiores (coxas, pernas e pés).

Os vasinhos fazem parte de uma doença chamada insuficiência venosa crônica e surgem em decorrência de  uma pressão venosa aumentada no local. Assim sendo, isso não é apenas um problema estético.

Logo abaixo desses vasinhos podem existir veias, que já doentes acabam nutrindo e os dilatando cada vez mais. 

Quando nos referimos aos procedimentos em varizes, são todos os tratamentos que são realizados para retirar ou “secar” as varizes e vasinhos. No caso da cirurgia convencional as veias doentes são extraídas (retiradas) do paciente.  Nos demais métodos as veias doentes não são retiradas e sim “agredidas” química  ou fisicamente. Isso pode ser feito através da aplicação de medicamentos, como por exemplo, a crioescleroterapia ou espuma (escleroterapia química), ou através do laser transdérmico (escleroterapia física), radiofrequência e outros tratamentos minimamente invasivos (procedimentos termoablasivos)

À vista disso, vamos para a nossa pergunta principal do blog de hoje.

OS MEUS VASINHOS VÃO SUMIR NA HORA?

Provavelmente, todos já devem ter observado algum vídeo de procedimento em varizes ou vasinhos, onde o médico aplica um medicamento, como por exemplo no caso da escleroterapia, e os vasinhos vão sumindo automaticamente.

Será que isso é real?

Será que realmente o resultado final desse tratamento é como nos vídeos?

Então, é necessário realizar um tratamento progressivo. No momento em que o medicamento é aplicado os vasinhos somem, porém logo em seguida eles ficam aparentes novamente com uma coloração diferente, geralmente mais avermelhada. Em sequência, ocorre um processo inflamatório no interior desses vasinhos, lesando a parede do mesmo e causando a sua oclusão (fechamento). O resultado final de cada procedimento é visto pelo paciente em três a quatro semanas após cada aplicação.

Sendo assim, chegamos a seguinte conclusão:

OS VASINHOS NÃO SOMEM NA HORA. É necessário um período de tempo para o medicamento agir e fazer com que aquele vasinho doente desapareça. 

E para finalizar, precisamos ter em mente que somente um especialista vascular possui a qualificação e treinamento adequado para tratar as suas varizes e vasinhos. 

Hoje existem vários tratamentos possíveis, porém, você precisa estar ciente de que uma boa avaliação prévia será muito importante na hora de indicar o melhor método para o seu caso. 

Se você gostou deste blog, compartilhe com as outras pessoas e deixe o seu comentário! 

Além, é claro, de assistir ao nosso vídeo que está logo aqui abaixo e ficar ainda mais por dentro desse assunto.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *