Você está lendo:

Dieta para varizes, existe?

Chegou o final do dia, você sente as suas pernas cansadas, pesadas e até mesmo inchadas? Você olha para elas e tem a sensação de que a cada dia que passa, suas varizes estão aumentando e as suas pernas estão estampando um mapa mundi. Ai eu lhe pergunto, como está a sua alimentação? Será que sua alimentação tem influência na piora das varizes?

No blog de hoje, vamos falar da relação entre alimentação e saúde vascular, ou seja, se os alimentos interferem ou não na sua circulação sanguínea e no surgimento de varizes.

Em primeiro lugar, quero que você leitor entenda o que são varizes. Elas são aquelas veias dilatadas e tortuosas que acometem principalmente os membros inferiores e que causam sintomas, como: Dor, peso, cansaço, câimbra e inchaço.

A principal causa das varizes é a  hereditariedade. Sendo assim, se os seus pais, ambos, têm varizes a chance de você ter varizes é de aproximadamente 90%. Além disso, existem outros fatores que podem também estar relacionados.

Estudos sugerem que, a constipação intestinal esteja associada à piora das varizes. Isso acontece em pessoas que possuem uma alimentação muito pobre em fibras. E é justamente o esforço excessivo para evacuar que pode criar uma pressão aumentada intra-abdominal, transmitindo essa pressão para os membros inferiores e levando à formação de veias varicosas.

Pacientes com uma dieta totalmente desequilibrada podem também ter como consequência o aumento de peso. Lembrando que a obesidade é também outro fator de risco na piora das varizes.

Além disso, uma dieta pobre em vitamina E, pode acarretar o enfraquecimento da parede dos vasos sanguíneos, e desta forma,  facilitando o surgimento das varizes.

Portanto, há sim alimentos que podem estar associados com a piora  da circulação sanguínea.

Porém, não podemos esquecer, que o fator da hereditariedade é o principal desencadeador dessa doença.

Devemos ter em mente, que NÃO EXISTE nenhum alimento que vai acabar com as varizes. Varizes fazem parte da doença chamada “insuficiência venosa crônica”, a qual não tem cura.

Sendo assim, vou deixar aqui TRÊS ATITUDES INFALÍVEIS para você implantar na sua vida para a melhora da sua saúde vascular.

PRIMEIRA ATITUDE:

  • TOMAR MAIS ÁGUA – 60% do nosso corpo é água e ela está presente em todos os processos do nosso organismo. Inclusive tomar mais água pode melhorar até a constipação intestinal. E melhorando isso, você pode estar evitando a piora das varizes.

SEGUNDA ATITUDE:

  • MANTER UMA DIETA EQUILIBRADA – Muita atenção nos alimentos que você está consumindo. Alimentos processados, lanches e massas causam muita inflamação no corpo, aumentando a obesidade e consequentemente prejudicando nossa circulação. 

TERCEIRA ATITUDE:

  • TER UMA DIETA RICA EM FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES – Esses são considerados alimentos anti-inflamatórios, os quais diminuem a formação de radicais livres em excesso no nosso corpo, evitando o envelhecimento precoce e a má circulação.  

Existe uma fruta que você deve incluir na sua dieta, A MELANCIA. Essa fruta é rica em citrulina, uma substância que ajuda na produção do óxido nítrico no organismo, o qual é responsável pela melhora da nossa circulação, regulando a pressão sanguínea e melhorando o fluxo sanguíneo periférico.

Dito isso, uma boa alimentação e hidratação com certeza ajudará você a ter menos chances de problemas circulatórios e melhorará a sua saúde como um todo.

Se você gostou deste blog, deixe o seu comentário e não deixe de compartilhar com as outras pessoas! 

Além, é claro, de assistir ao nosso vídeo que está logo aqui abaixo e ficar ainda mais por dentro desse assunto.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *