Você está lendo:

COMO ANDA SUA SAÚDE VASCULAR? SAIBA A IMPORTÂNCIA DO CHECK UP VASCULAR.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), das 10 doenças que mais matam no mundo, duas são de origem vascular. Este dado enfatiza a importância do check-up vascular. Ao se incentivar hábitos de prevenção é possível diminuir o número de casos, complicações e mortes por doenças vasculares. Quanto antes forem descobertas, mais rápido podem ser tomadas providencias. Além de uma boa avaliação, exames como testes laboratoriais, ultrassom abdominal e ecodoppler de carótidas são realizados para conferir se a sua saúde vascular está em dia.

O check-up vascular consiste em uma consulta clínica, onde são pesquisados os sinais, sintomas e fatores de risco das principais doenças circulatórias. Através do exame físico, testes laboratoriais e exames de imagem (quando necessário) faz-se uma análise completa da sua circulação. Com tudo isso, o cirurgião vascular obtém um histórico médico completo e assim passará as orientações necessárias para a prevenção e/ou tratamento das doenças circulatórias. 

“Como todo o organismo necessita de sangue, os vasos sanguíneos estão presentes em todos os locais do corpo e podem ser afetados por inúmeras condições”.

Dr. Alex Dornelles.

O objetivo maior do check-up vascular é identificar e prevenir os problemas mais comuns e mais graves.

Alguns problemas vasculares podem ser percebidos pelo próprio paciente, como é o caso das varizes. Mas existem ainda situações em que o problema é silencioso, e a pessoa não consegue percebê-lo. O diagnóstico precoce destas doenças facilita o tratamento e salva vidas. Dentre as principais doenças vasculares estão:

Acidente Vascular Cerebral (AVC);
Pé Diabético;
Trombose Venosa Profunda;
Insuficiência Venosa Crônica;
Doença Arterial Obstrutiva Periférica;
Aneurisma de Aorta Abdominal;
Varizes.


O check-up vascular é a melhor maneira de prevenir essas doenças, mas os cuidados com a saúde não podem ficar apenas sob responsabilidade médica. Ter uma vida equilibrada, se alimentar de forma adequada e praticar exercícios físicos são o pontapé inicial na prevenção de doenças vasculares.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *