Você está lendo:

Aneurisma da aorta abdominal: Silencioso e perigoso. Previna-se!

O maior vaso sanguíneo do corpo humano é a Aorta. Ela é responsável por levar o sangue do coração para todas as partes do corpo (cabeça, tórax, abdômen, membros superiores e inferiores). Com o passar dos anos, devido ao enfraquecimento de suas paredes, a Aorta pode distender e formar um abaulamento em algum ponto, o que chamamos de aneurisma.  O rompimento desse aneurisma pode ser fatal. O mecanismo exato de como isto ocorre ainda é desconhecido, porém o tratamento é altamente eficaz e tem por objetivo impedir que isso ocorra.

O termo aneurisma é derivado do vocábulo grego aneurysma e significa dilatação. Quando essa dilatação corresponde a um diâmetro 50% maior que o diâmetro normal de uma artéria ela é considerada aneurismática. Podem ocorrer aneurismas em todo o corpo e especificamente na Aorta pode ser no tórax ou no abdômen.

A causa da formação de aneurismas decorre de uma soma de vários fatores. A incidência é maior em homens acima de 60 anos, pessoas hipertensas, sedentárias e tabagistas. O tabaco pode danificar diretamente as paredes das artérias  tornando-as mais propensas aos aneurismas. Além disso, o cigarro contribui para o desenvolvimento da hipertensão arterial, que também é fator de risco para a doença. Colesterol elevado e histórico familiar  também estão associados.

A grande maioria dos aneurismas da aorta abdominal são assintomáticos!

A maioria dos aneurismas não têm sintomas e são diagnosticados de forma casual, em exames de rotina. Na ruptura, os sintomas são em geral intensos como dor súbita no abdômen ou nas costas, aumento da frequência cardíaca e queda da pressão arterial.

TRATAMENTO

 

O tratamento vai depender do tamanho do aneurisma, da sua velocidade de crescimento e se ele  está ou não causando sintomas. Dentre os tratamentos, existe o reparo cirúrgico aberto e o reparo endovascular.

O reparo cirúrgico aberto consiste em uma incisão abdominal e a substituição de parte da aorta por um tubo sintético  que é suturado
no local. Esta cirurgia tem perdido força devido a evolução do tratamento endovascular (menos invasivo).

O reparo endovascular consiste no implante de uma prótese que entra pela região da “virilha” e por cateterismo (guiado pela emissão de raios x – Fluorospcopia) vai por dentro do corpo até onde está localizado o aneurisma e então a endoprótese é implantada. Assim o sangue não passará mais pela artéria doente e sim por dentro desta prótese.

A Endoprótese de aorta é colocada dentro desta artéria, revestindo a sua dilatação e  assim evitando que ocorra a ruptura. o vídeo ao lado mostra o resultado imediato pós implante da endoprotese.

Preocupar-se com a sua saúde pode prevenir um aneurisma e/ou suas complicações!

 

Se você tem 60 anos ou mais, converse com seu médico sobre a necessidade de realizar o exame de ultrassom do abdome para triagem de um aneurisma na aorta.

Prevenção sempre será a melhor opção!

Compartilhe

One thought to “Aneurisma da aorta abdominal: Silencioso e perigoso. Previna-se!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *