Você tem tido muito inchaço nas pernas? E por conta desse inchaço muitas vezes você tem até quadros infecciosos em membros inferiores? Muitas são as causas, tanto para o inchaço quanto para quadros infecciosos de repetição em geral no nosso organismo.
E apesar das inúmeras causas para isso , existem alguns hábitos que podem estar relacionados com diversas alterações no nosso corpo, deixando ele mais vulnerável ao adoecimento. E é aí onde quero chegar. E por isso continuo o texto fazendo mais alguns questionamentos. Você está ingerindo água adequadamente? Está hidratando o seu corpo como deveria? Nesse blog eu explicarei a relação entre a ingestão de água e problemas relacionados à circulação e a tua saúde como um todo.
Água e o inchaço
Primeiramente quero que você entenda que à medida que os anos vão passando o nosso corpo vai perdendo água. Um adulto jovem, por exemplo, tem cerca de 60% da sua constituição corporal advinda da água. À medida que envelhecemos vamos perdemos nossa quantidade de água devido a uma desregulação fisiológica da sede, o que nos faz consumir consequentemente menos água. E por sentir menos sede, e beber menos água, com o tempo vamos ficando mais suscetíveis a determinadas alterações no nosso corpo.
O inchaço, por exemplo, pode ter como uma de suas causas a pouca ingestão hídrica. Ao ingerir pouca água, o sistema hormonal, que trabalha nos nossos rins, avisa que você precisa reter mais água e então há um acúmulo de líquidos no nosso corpo. Essa retenção acaba acontecendo em locais que não deveria, como no espaço existente entre as células e os vasos sanguíneos, por exemplo.
Então doutor, quanto menos água eu beber, mais água meu corpo tende a reter? Exatamente isso!
Já quando ocorre uma boa hidratação, através da regulação hidroeletrolítica normal do nosso corpo, acabamos excretando adequadamente a quantidade necessária de água e eletrólitos e desta forma evitando a retenção de líquidos.
Como a água atua na minha circulação?
Outro aspecto importante é que o consumo insuficiente de água pode deixar nosso sangue com pouca fluidez. E o sangue com pouca fluidez acaba não circulando adequadamente em todos os locais, deixando muitas vezes de levar nutrientes e oxigênio aos nossos tecidos.
Além disso, quando a gente fala de circulação, com o envelhecimento do nosso corpo, as nossas artérias também vão ficando mais enrijecidas (mais duras). Isso acontece pela deposição de cálcio e placas de gordura nas suas paredes ao longo do tempo.
Esse “endurecimento” arterial também dificulta a passagem do sangue para as nossas extremidades. Comumente vemos isso em alguns idosos, que além do enrijecimento das artérias acabam tendo uma desidratação crônica, ficando sem ingerir água de forma correta e potencializando alguns problemas como infecções, problemas nos rins, dentre outros.
Quando eu falo que tomar água é algo extremamente importante para nossa circulação, queria citar também a relação da hidratação com a trombose: se você não estiver bem hidratado, o risco de ter uma trombose também é maior!
Assim como nossa circulação, outros processos e funções do nosso corpo necessitam de água. Por isso, ter uma vida mais saudável com certeza passa por ter uma boa hidratação.
Quanto de água tomar?
Agora que você já sabe alguns benefícios da água para nossa saúde, você pode estar se perguntando, qual a quantidade certa de água que eu preciso tomar?
Normalmente, através do nosso metabolismo, perdemos diariamente cerca de 2,5 litros de água. Isso ocorre através da nossa urina, respiração , sudorese e também através das fezes. Claro que o nosso corpo através das reações químicas também produz certa quantidade de água, porém essa quantidade é muito insignificante frente a todas as nossas perdas diárias. E daí a necessidade de repô-la.
Não existe uma quantidade absoluta de ingestão de água para todas as pessoas. Isso é individual e vai depender do clima, da quantidade de atividades que essa pessoa exerce, se faz atividades físicas ou não, também depende do peso corporal, dentre outros.
Uma média é de 35ml a 50ml de água para cada kilo de peso do teu corpo. Você pode fazer uma conta simples:
Seu peso x 0.035, e assim terá a quantidade adequada de água que deve consumir.
Exemplo: tenho 70 kg (70 X 0.035=2,45). logo, uma pessoa de 70 kg deve consumir uma média de 2,5l de líquidos diariamente.
E como eu saberei se realmente estou tomando a quantidade certa de água para o meu corpo?
Você pode avaliar suas idas ao banheiro. Geralmente o normal é ir de cinco a sete vezes fazer “xixi” durante o dia. E também através da cor da urina podemos perceber se estamos consumindo água o suficiente, pois quanto mais clara a cor da urina, pode significar que estamos com uma boa hidratação.
E não esqueça! Você não deve esperar sentir sede para tomar água. Tomar água precisa se tornar um hábito. Pode ter certeza que o seu corpo vai te agradecer.
Se você gostou deste blog, deixe o seu comentário e não deixe de compartilhar com as outras pessoas!
Além, é claro, de assistir ao nosso vídeo que está logo aqui abaixo e ficar ainda mais por dentro desse assunto.