Você está lendo:

3 SINAIS DE ALERTA PARA TROMBOSE!

Você sabia que a trombose é uma doença que afeta uma em cada quatro pessoas em todo o mundo? No Brasil, cerca de 180 mil pessoas são diagnosticadas com a doença a cada ano, tornando-a uma condição alarmante que não pode ser ignorada. É por isso que, no blog de hoje, vamos destacar os sinais cruciais que você precisa conhecer para identificar a trombose e, além disso, como preveni-la.

A Trombose Venosa Profunda ocorre quando uma veia profunda do corpo é bloqueada total ou parcialmente por coágulos sanguíneos(trombos). Isso ocorre mais frequentemente nos membros inferiores, mas pode ocorrer também em outras partes do corpo. Esses trombos podem se deslocar para outras partes do organismo, como os pulmões, causando a Embolia Pulmonar, uma condição perigosa e, em alguns casos, fatal. Portanto, não subestime a importância de saber identificar alguns sinais e sintomas possíveis de ser uma trombose.

Esse assunto não é para assustar você, muito pelo contrário, ele serve para te ajudar!

E com este blog, você aprenderá a reconhecer os sinais de alerta para uma trombose e como preveni-la. Juntos, podemos trabalhar para reduzir a incidência da trombose e garantir uma vida saudável e feliz. Então, vamos começar?

Prevenir complicações mais graves é sempre a melhor opção, não é mesmo? E quando se trata de saúde, essa prevenção pode ser ainda mais importante. Por isso, é fundamental estar atento aos sinais que o seu corpo apresenta, principalmente quando o assunto é a Trombose Venosa Profunda.

O primeiro sinal(sintoma na verdade) é a dor. E não é qualquer dor, é uma dor que começa fraca e vai se intensificando com o tempo, principalmente na panturrilha de apenas uma perna. Geralmente isso não para por aí, o inchaço tende a vir algumas horas ou poucos dias depois.  O edema(inchaço) quando ocorre de maneira súbita e somente em uma perna é o principal sinal que deve ligar o alerta de uma possível trombose venosa profunda (TVP).

Além do inchaço e da dor, outro sinal muito importante é a mudança da coloração da pele do membro afetado, que pode ficar com a aparência azulada.

Estes sinais podem aparecer de forma isolada, ou juntos, então precisa ficar muito atento ao seu corpo de forma geral, e na presença destes sinais buscar ajuda médica o mais breve possível.

Mas não precisa se desesperar, há tratamentos eficientes que se forem começados precocemente podem evitar desfechos desfavoráveis.

Outra informação importante é que, se acompanhado com esses sinais descritos anteriormente, você tiver falta de ar de início súbito, isso pode significar que um trombo se deslocou para o pulmão.  E aí o quadro está realmente muito grave e a busca imediata por um atendimento médico é uma ordem!

Além disso, também há medidas que você pode tomar para prevenir essa doença tão perigosa.

Evite ficar muito tempo parado em uma mesma posição, hidrate-se, pratique atividades físicas, cuide da sua alimentação e pare de fumar! E, claro, a meia elástica compressiva pode ser uma grande aliada na prevenção, desde que seja prescrita por um médico e utilizada corretamente.

Não espere as complicações chegarem, se você perceber alguma alteração no seu corpo, busque ajuda médica.

E se gostou das dicas, compartilhe com outras pessoas e assista ao nosso vídeo para ficar ainda mais por dentro desse assunto tão importante. Cuide-se sempre!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *