Você está lendo:

QUEM TEM MÁ CIRCULAÇÃO DEVE PRATICAR CAMINHADAS?

Você já teve a sensação de pernas pesadas, inchadas e até mesmo sente dor em seus membros inferiores, principalmente quando chega o final do dia? Tem dificuldade para controlar a sua pressão arterial ou tem problemas com diabetes? Neste blog eu vou contar como o ato de caminhar pode ser uma forma simples de conseguir melhorar sua saúde. 

Caminhar é uma atividade geralmente muito prazerosa e praticada por muitas pessoas diariamente. É considerada um exercício de leve impacto e isso a torna mais inclusiva, ou seja, praticamente qualquer pessoa consegue praticá-la. Raras são as exceções, como as pessoas que tenham alguma contra-indicação médica.

Como médico vascular, recebo pacientes em meu consultório com problemas relacionados com a circulação. Porém, além dos problemas relacionados diretamente com a minha especialidade, igualmente vem ao meu consultório pacientes com diabetes, pressão alta, AVC, infarto e outros problemas de saúde no geral. E, muitas vezes, essas pessoas não conhecem os benefícios que uma “simples” caminhada pode trazer á sua saúde.

Dentre os benefícios podemos citar:

  • Caminhar ajuda a diminuir o colesterol ruim, auxiliando no controle de acúmulo de placas de gordura nas suas artérias.
  • Ajuda a manter a sua circulação arterial fortalecida, atuando na prevenção até mesmo das amputações.
  • Com a melhora da circulação como um todo, há uma diminuição do inchaço e dores nas pernas.
  • Com a musculatura da panturrilha mais fortalecida, você ajuda a prevenir o surgimento de trombose.
  • Caminhar ajuda a controlar o diabetes, pois auxilia na absorção correta do açúcar pelo teu organismo, fazendo com que ele fique dentro das tuas células e seja convertido em forma de energia para o seu corpo funcionar.
  • Auxilia no controle da hipertensão arterial.
  • Auxilia no combate a obesidade, que é um fator de risco predominante para várias doenças vasculares.
  • Quando você pratica atividade física, você libera neurotransmissores, como a dopamina, que em seu cérebro ajudam na ativação da sua memória e na sua motivação.
  • Ao praticar atividades como a caminhada você também libera na sua corrente sanguínea serotonina, que é o hormônio que auxilia no combate da depressão e ao estresse. Trazendo sensação de bem-estar.
  • E inclusive já está comprovado que caminhar ajuda na prevenção de alguns tipos de cânceres.

Mas doutor, qual a frequência que eu devo fazer caminhadas?

A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de no mínimo 150 minutos de exercícios de moderada intensidade durante a semana.  O ideal é intercalar algumas atividades aeróbicas, como a caminhada em si, com outras atividades de fortalecimento muscular. Comece com 30 minutos ao dia, durante 5 dias e você já verá mudanças na sua saúde.

Você precisa encontrar no teu dia-a-dia um momento que seja ideal, que facilite para o exercício ser realizado de forma regular.  

Lembrando que é importante consultar um médico antes de iniciar atividades físicas, especialmente se você estiver acima do peso ou apresentar algum problema de saúde.

Se você gostou deste blog, deixe o seu comentário e não deixe de compartilhar com as outras pessoas! 

Além, é claro, de assistir ao nosso vídeo que está logo aqui abaixo e ficar ainda mais por dentro desse assunto.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *