Você está lendo:

7 CUIDADOS PARA QUEM TOMA ANTICOAGULANTES!

Se você teve uma trombose venosa profunda, tem uma arritmia cardíaca ou por algum outro motivo você faz uso contínuo de anticoagulantes, então esse blog é para você!

Esses medicamentos, apesar de serem extremamente necessários para algumas pessoas, podem adicionar alguns riscos à sua saúde, e, por isso, você deve ter muita atenção ao seu uso.

Vou te contar 7 cuidados que toda pessoa que toma anticoagulante deve ter! 

Os anticoagulantes são medicamentos usados para prevenir a formação de coágulos de sangue no nosso corpo.  Esses coágulos são perigosos, pois podem obstruir o fluxo de sangue para alguns órgãos importantes, como cérebro ou pulmão. Isso pode trazer consequências realmente desastrosas para nossa saúde.

É importante salientar que esse tipo de medicamento deve ser usado SOMENTE quando tiver indicação médica. Jamais deve ser usado “por conta própria”.

Os principais anticoagulantes conhecidos são: 

– As heparinas, que são medicamentos injetáveis; 

– A Varfarina que é o anticoagulante oral mais antigo;  

– Os anticoagulantes orais diretos ou novos anticoagulantes como a Rivaroxabana, apixabana, dentre outros.

Apesar de serem indispensáveis para muitas pessoas, os anticoagulantes devem ser usados com muiita atenção, pois, assim como todos medicamentos, eles não são isentos de risco de complicações!

E uma das complicações mais temidas é a hemorragia.

Então fique atento aos 7 principais cuidados que toda pessoa que faz o uso deste tipo de medicamento deve ter:

1º) Avisar o seu médico, ou dentista, se você está fazendo o uso de anticoagulante, qual o tipo e a sua posologia.

Isso pode alterar a conduta do profissional que está cuidando de você. Pois, existem medicamentos corriqueiros, como os anti-inflamatórios, que podem aumentar o risco de sangramento usado em conjunto com anticoagulantes. 

2º) Atenção ao horário que você toma o seu anticoagulante.

Não existe um momento ideal. O que você precisa fazer é  escolher um período que seja mais fácil para que você não esqueça de tomá-lo. Definido o período, esse deve ser exatamente o mesmo diariamente. Uma dica é usar um hábito diário como gatilho: tomar o medicamento logo após o café da manhã, por exemplo. Você também pode comprar um porta comprimidos e deixar em um local específico.

3º) Muito importante: NUNCA parar de tomar o medicamento por conta própria. 

E tampouco dobrar a dosagem caso tenha esquecido de tomar algum dia! Você pode estar colocando a sua saúde em perigo! 

4º) Se você usa anticoagulante precisa evitar atividades físicas de alto impacto ou atividades de contato como, por exemplo:

artes marciais, futebol, etc, pois nestes esportes os riscos de você se machucar e gerar um sangramento interno são muito maiores.

5º) Cuidado com o consumo de SUPLEMENTOS sem orientação médica.

Hoje em dia, muita gente tem ingerido suplementos indiscriminadamente, julgando ser um “remedinho” natural.  Algumas substâncias destas podem interagir com o seu anticoagulante, cortar o efeito ou até mesmo potencializar o efeito do mesmo. 

6º) Comunicar o seu médico se houver qualquer tipo de sangramento no seu corpo.

Sangramento nasal, gengival, na urina ou nas fezes podem ocorrer e isso quer dizer que o seu anticoagulante precisa ser ajustado. Para as mulheres, pode haver um leve aumento no fluxo menstrual, o que é normal.  

7º) Avise o seu médico em caso de gravidez.

Se você toma anticoagulante e tiver uma gestação, comunique o seu médico imediatamente! Assim seu obstetra vai adequar o seu anticoagulante, para não afetar a nova vida que está se formando.

Seguindo estes passos você vai estar cuidando da sua saúde!

Não deixe de compartilhar este blog com algum amigo ou familiar que também faz o uso de anticoagulantes. São coisas simples que podem salvar a sua vida e de quem você ama!

Se você gostou deste blog, deixe o seu comentário e não deixe de compartilhar essas informações com  outras pessoas! 

Além, é claro, de assistir ao nosso vídeo que está logo aqui abaixo e ficar ainda mais por dentro desse assunto.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *