Você está lendo:

5 motivos para você tratar as suas varizes.

 

Varizes são aquelas veias dilatadas e tortuosas que não desempenham sua função corretamente, ou seja, não trazem adequadamente o sangue de volta ao coração. Elas podem ocorrer em diferentes partes do corpo, como no abdômen,  braços e ao redor do útero. Porém acometem principalmente os membros inferiores (coxas, pernas e pés). 

Os sintomas mais comuns entre os pacientes são muita dor nas pernas, sensação de peso, cansaço, formigamento, ardência, inchaço e até mesmo percepção de pernas inquietas. Tudo isso pode ser causado pelas varizes. Então vamos aos motivos para você tratar as suas varizes:

  As varizes são motivo de preocupação quando deixam de ser apenas um incômodo estético e passam a ser sintomáticas.
  A dor nas pernas é um sintoma muito comum nos pacientes que possuem varizes, e tratando as varizes ocorre uma melhora da qualidade de vida, tendo menos dores.

  Varizes é uma doença crônica, ou seja, não tem cura e se não tratada pode evoluir em diferentes estágios. Existem 6 classes/estágios diferentes da doença. Os vasinhos ou telangiectasias, fazem parte da classe 1, as varizes calibrosas nas pernas, são a classe 2, varizes acompanhadas do inchaço nas pernas, são a classe 3, mudança na cor da pele, seguida pelo endurecendo da mesma associada ou não de coceira, são classe 4, e tendo o ápice com a formação de feridas/úlceras que são a classe 6. Quando a úlcera cicatriza temos a classe 5. 
  Quando você trata as varizes, está freando a doença, ou seja, diminuindo a velocidade de sua evolução. 

  Quando ocorre a perfuração de uma variz pode acontecer uma emergência médica pela dificuldade de estancar o sangramento. Você já ouviu falar de alguém que estava no quintal, ou que estava em algum lugar e perfurou uma variz? Então, isso é muito comum. Recebemos muito aqui no consultório pacientes, principalmente idosos, que geralmente tem uma pele mais fina na região do tornozelo e por possuírem varizes saltadas neste local ficam muito suscetíveis a perfurações. Quando tratamos as varizes diminuímos o risco de perfurá-las. 

  Quando uma veia superficial está doente ou não está funcionando corretamente ela fica mais suscetível a inflamação e a formação de trombo no seu interior, isso chamamos de tromboflebite superficial. Quem tem muitas varizes tem risco de tromboflebite, e tendo uma tromboflebite além da dor, endurecimento e vermelhidão, tem o risco disto se transformar em uma trombose venosa profunda.

  Sabemos que cerca de 10% dos pacientes com tromboflebite podem evoluir com uma trombose venosa profunda. Na trombose existe o risco de um trombo se soltar na circulação sanguínea e ir até o pulmão, fazendo o tromboembolismo pulmonar, que é um quadro extremamente grave com risco de óbito.

 Também tratamos as varizes pelo motivo estético o que consequentemente melhora a autoestima do paciente, o que é muito importante. Gosto de dizer que quando os pacientes chegam em nossa clinica, os tratamos como um todo, não são apenas as varizes. Sempre queremos que estejam felizes. Não falamos em milagres tampouco os fazemos. Trabalhamos com tratamentos sérios e estudamos o paciente individualmente. Analisamos as características pessoais de cada um, das suas varizes, microvarizes e vasinhos, visando oferecer o melhor e mais indicado tratamento para cada paciente . Nosso objetivo, além de tratar a doença é que o paciente sinta-se bem  ao olhar para suas pernas e volte a usar aquela roupa mais curta, sem constrangimento algum.

   Como falamos anteriormente, o tratamento das varizes é direcionado para as veias doentes. A variz é removida ou “desativada” para que não haja recorrência do problema naquele vaso específico.

   Entretanto, devido ao caráter crônico das varizes, as veias saudáveis podem vir a se tornar varicosas com o passar do tempo. Daí a importância de tratar e ter o acompanhamento periódico com o seu médico vascular.

  Trate as suas varizes, mantenha hábitos saudáveis, pratique exercícios, a saúde e sua a autoestima irão agradecer!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *